terça-feira, 28 de julho de 2009

Babalorixá, Iyalorixá quem pode ser?

Fala-se muito sobre os nomes, cargos e palavras dentro de uma casa de Asé. Mas muitos não sabem o que estas palavras, cargos e nomes tem como significado, e muitas vezes misturam tudo como uma grande salada de frutas. Nos dias de hoje existe muita gente querendo ser pai e mãe do Santo sem saber ao certo o que isto significa, sem pensar na responsabilidade, e pior ainda, sem ter o “grau” necessário para tal, ou seja, sem ter completado suas obrigações principais e outros atributos de caráter pessoal.
Sabe-se que também existe uma porcentagem de gente que nem é adoxo, que anda fazendo muitas coisas erradas por ai, arrotando aos quatro ventos que é Pai, mãe de Santo sem saber o que isto quer dizer em sua amplitude.
Tenho aprendido observando os meus mais velhos, os que servem como exemplo de vida de Asé, e principalmente minha Iyalorixá, a pessoa principal na minha educação de Asé, que ensina com sua docilidade e pulso firme e exemplo diário como é ser um Babalorixá, uma Iyalorixá. E cada vez percebo que não basta ter suas obrigações completas e sim ter um certo tipo de “vocação”, que é intrínseca a pessoa, que já vem ao longo dos tempos sendo trazida, pelo Orixá e pelas experiências vividas quando abiã e Iyawo. Um Babalorixá, uma Yalorixa, não é somente aquele que esta na frente, mas sim, no meu ver é aquele que esta em todos os pontos com olhar para todo e todos; uma pessoa que deve aprender a lidar com todos aqueles que o Orixá traz para ser cuidado e saber qual a necessidade de cada um.
Mas isto a cada tempo é distorcido e cada vez, mas se vê gente fazendo besteira, jogando na lama a imagem do Asé do candomblé, que é muito rico e cheio de significados. Aprendo com minha Iya o maravilhoso mistério de ser Iyawo e como devo aproveitar cada momento desta etapa, como devo ir crescendo para o Orixá para que se algum dia eu for chamado para uma missão eu mirado neste exemplo de ser Mãe, como a grande Mãe Osun possa suportar e amar este grande e misterioso chamado.
Para ser Babalorixá, Iyalorixá pode parecer fácil para os que observam senhoras e senhores sentados nas cadeiras bonitas, mas o mistério que tem por traz destas pessoas, verdadeiramente, chamadas para este oficio divino é o que poucos têm. Fácil pode parecer Ser Um Babalorixá, uma Iyalorixá, difícil e ter o equilíbrio de liderar com firmeza responsabilidade e acima de tudo amor, fazendo nascer em um corpo aparentemente frágil a força divina do Orixá. Tenho aprendido também com minha pouca experiência de asé que só pode dar Asé quem recebeu Asé, só se pode dar força aquele que recebeu força, só se pode dar amor àquele que recebeu amor. Minha Iyalorixá nos ensina isso sem dizer nenhuma palavra, nos faz sentir felicidade em ser escolhido para o Orixá, nos faz desejar estar nos braços de Osun, doce e amorosa mãe, e guarnecidos pela força e espada de Ogun, forças atuantes no meu Ilé Asé. Muitos são os pais e mães que ensinam o grandioso mistério de simplesmente se lançar para o Orixá, mas são só os escolhidos para serem pais e mãe que podem nos fazer experiênciar este maravilhoso mistério. Abenção aos Pais e Mãe de Santo de nossa Bahia, os responsáveis em nos educar para melhor amar e servir os Nossos Deuses, os Orixás, força que vivifica, impulsiona e revigora, pois acima de tudo Orixá é amor.

Dedico este texto a todos os Pais e todas as Mães de Santo e principalmente a Minha avó de Santo Iya Ermira a qual eu não conheci em vida, mas que seu amor se perpetua em seus filhos e netos, pois foi o amor que minha Iya aprendeu a passar pelas graças de Oxalá, e por doçura desta grande Mãe. Dedico também a esta grande mulher Minha Iyalorixá dona Dulce, filha e mãe de Osun pela sua sabia maneira de ensinar sem palavras, mas com os gestos e princípios que precisamos aprender.

Ser Pai e Mãe, não é para todos não!

Everaldo Lowengstey Júnior

4 comentários:

  1. Meu querido IRMÃO DE SANTO Everaldo!
    Somente uma pessoa iluminada e dotada de tanta sabedoria, seria capaz de colocar tão bem as palavras e o seu ponto de vista.
    Parabéns meu belo e lindo irmão. Por favor, coloque esse meu comentário em seu blog, pois aqui na empresa não podemos acessar blogs.
    Ass. Ijigunã

    ResponderExcluir
  2. Bem feita suas colocaçoes, muito amor e responsabilidade.
    Que oxum continue a te iluminar e orientar.
    Ijifunké

    ResponderExcluir
  3. ola amigo eu gostaria muito de mim tona um babalorixa e gostaria de saber como e que eu faço pq os espirito tem cobrado muito e eu tambem gostaria de adiquire um livro de simpatia dos orixas eu ficarei aguadando resposta no meu e-mail evangelistaalves2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que só agora eu vi o seu escrito, mas se quiser algumas respostas, as que eu posso dar estou disponível para tentar responder meu e-mail everaldosilvajunior@hotmail.com

      Abraços!

      Excluir