terça-feira, 28 de julho de 2009

Abiyan no Sentido Completo...

Existe uma grande confusão sobre o significado desta palavra, ou desta categoria nas casas do candomblé.
Muitos que não conhecem seu significado e o seu valor podem achar que ser mero freqüentador ou um simples clientes, mas dizer, simplesmente, pode parecer reduzir, ao ponto de que ninguém pode ter menor, ou maior valor por ser uma coisa ou outra.
Sabe-se que todo Iyawo, ou na sua maioria, foi abiyan, que teve que passar por esta etapa.
Assim como quem já é Ebomi, Pai ou Mãe de Santo, já foi abiyan, pois esta é, e deve ser uma importante etapa no discernimento pessoal e espiritual de uma pessoa que é escolhida pelo Orixá. Se todo mais velho hoje, ontem foi mais novo e não foi menos importante por isto, é justo dizer: toda categoria, todo ser humano tem seu valor, independente do estagio de vida que esteja no caminho da aprendizagem.
Segundo as minhas pesquisas A palavra Abiyan quer dizer: Abi= "aquele que" e An= seria uma contração de "Onã", que quer dizer "caminho". As duas palavras aglutinadas formaram o termo Abiyan, que quer dizer "aquele que começa", "um novo caminho". E é isto, o Abiyan é uma pessoa que está começando um novo caminho, uma nova vida espiritual.
Partindo deste pressuposto podemos ressaltar o valor e a beleza de ser Abiyan, e com tudo a graça de passar por este período inicial de aprendizagem, conhecendo o que é permitido ser conhecido, pois o candomblé é uma Religião de segredos e mistérios, muitos não podem ser revelados aos que não são iniciados, e ate muitos não são revelados, isto requer passos e crescimento, ou seja, as obrigações. Portanto, ninguém pode pular uma etapa, e se assim o fizer sempre existira uma lacuna, uma inexperiência, uma falta de um pedaço do caminho percorrido.
O Abiyan faz parte do candomblé e sua importância é fundamental para a existência do mesmo. Sem o Abiyan o candomblé não existiria, pois todos os caminhos percorridos são validos se vividos com amor e responsabilidade.
O Abiyan também pode ter fios de contas lavados, obrigação de bori e, até em alguns casos, ter orixá assentado.
Existem pessoas que passaram por um longo período sendo Abiyan, antes de se iniciarem no Candomblé. Portanto, vale ressaltar a importância deste período, ou seja, Abiyan, e dizer que o freqüentador em yorubá, chama-se Lemó-mú.

O respeito deve ser a base em qualquer estagio que de caminhada que estivermos muito Asé para todos! Pois é caminhando que se chega aonde se quer ir.

Everaldo Lowengstey Júnior

Bibliografia
http://paulodeoxala.sites.uol.com.br/html/ketu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário